Monday, August 07, 2006

É bom viver

"Foi bom ter nascido, para ver como isto era, para matar a curiosidade. Fugidia alegria, luz breve.". É Vergílio Ferreira, em Alegria Breve, o autor destas duas pequenas, mas intensas, frases.
"Foi bom ter nascido...", quantos de nós disse isto ao longo da sua vida? Quantos de nós se alegrou por estar vivo e por fazer parte deste mundo?
Passamos a vida a queixarmo-nos das desgraças que nos afectam, mesmo que não sejam verdadeiras "desgraças", mesmo que sejam apenas contratempos, contrariedades, pequenos obstáculos com os quais diariamente nos deparamos, mesmo assim fazemos da nossa vida um retrato pior do que o da vida dos outros. Talvez seja a tendência egocêntrica do ser humano, talvez seja uma defesa do nosso inconsciente, mas a verdade é que este egocêntrismo ou esta defesa não nos pernmite olhar para a vida como um dom, como um milagre que todos os dias acontece e que nos passa despercebido. A vida - a possibilidade de viver, de respirar, de sentir - é algo de tão extraordinário que não nos deveríamos esquecer de a valorizar, ao invés de passarmos por ela e de não a vivermos como ela merece ser vivida: com amor, intensidade, paixão...com a garra de quem um dia vai morrer e a consciência de que não quer passar pela vida sem a viver.
"Foi bom ter nascido...".
Não.
Não foi só bom ter nascido.
É bom viver.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home